Paquímetro Universal

 

A utilização e a forma correta de Medir com o Paquímetro Universal.

 

Utilizado por mecânicos, engenheiros, eletricistas, serralheiros e em outros diversos segmentos, a maioria dos modelos permite quatro tipos de medições que são: 

 

  • Medidas externas de objetos;
  • Medidas internas de fendas;
  • Medições de ressaltos;
  • Medições de profundidade.

 

Mediçôes de formas corretas com o paquímetro quadrimensional - universal

  •  Medição externa com o paquímetro: Sempre mantenha a maior área de contato possível nas faces de medição externas. Evite utilizar somente a extremidade dos bicos.

 

  • Medição interna com o paquímetro: Insira sempre as faces de medição internas na maior profundidade possível dentro da peça. Evite utilizar somente a extremidade dos bicos. Para medição de peças cilíndricas sempre procure pela maior abertura. Para medição de peças planas sempre procure pela menor abertura.

 

  • Medição de profundidade com o paquímetro: Mantenha sempre a vareta de profundidade perpendicular a superfície de medição.

 

  • Medição de ressalto: Posicione sempre a face de medição de ressalto paralela a superfície de medição. 

 

 

Leitura da medição do paquímetro

 

A leitura dos milímetros (ou da polegada) é feita pela escala da régua principal.

A leitura dos centésimos (ou da fração de polegada) é feita pela coincidência dos traços da régua principal e do respectivo nônio.

 

 

Exemplos de medição:

 

A leitura dos milímetros é feita na régua. Sua graduação é de 1mm. Observamos o último traço que o "zero" do nônio ultrapassa.

Na figura acima a régua marca 5mm. A leitura dos centésimos é feita no nônio. Neste a graduação é de 0,05mm. Neste caso procuramos o traço que coincide formando uma linha perfeita, entre o nônio e a régua. Na figura acima o traço que coincide perfeitamente é o de 0,25mm. Por fim somamos as duas medidas: 5mm + 0,25mm = 5,25mm.

  

                                                                                                            

Nesta segunda figura a régua marca 5mm. A leitura dos centésimos é feita no nônio. A graduação é de 0,02mm. Neste caso procuramos o traço que coincide formando uma linha perfeita, entre o nônio e a régua. Na figura acima o traço que coincide perfeitamente é o de 0,26mm. Por fim somamos as duas medidas: 5mm + 0,26mm = 5,26mm.

 

 

A leitura da polegada fracionada começa pela régua. Ela tem graduação de 1/16".

Na figura acima ela ultrapassa a marca de 0.3/16". A seguir continuamos a medição pelo nônio. Neste a graduação é de 1/128". Neste caso procuramos o traço que coincide formando uma linha perfeita, entre o nônio e a régua. Na figura acima o traço que coincide perfeitamente é o 4/128". Por fim somamos as duas medidas: 0.3/16" + 4/128" Para fazer esta soma temos que igualar os denominadores em 128, multiplicando 3/16 por 8. Temos então 0.24/128" + 4/128" = 28/128". Simplificando temos 7/32".

 

 

A leitura da polegada milesimal começa pela régua. Ela tem graduação de 0.025".

Na figura acima ela ultrapassa a marca de 0.150". A seguir continuamos a medição pelo nônio. Neste a graduação é de 0.001". Neste caso procuramos o traço que coincide formando uma linha perfeita, entre o nônio e a régua. Na figura acima o traço que coincide perfeitamente é o 0.008". Por fim somamos as duas medidas: 0.150" + 0.008" = 0.158".

 

 

Gráfico do paquímetro

 

 

 

 

Cuidados e manutenção com o paquímetro

 

  • Antes de utilizar o paquímetro tenha certeza que todas suas partes estão livres de sujeira, poeira, oleosidade. Tenha atenção especial as faces de medição, a escala e as guias. Sempre use um pano macio ou flanela para fazer a limpeza. Utilize produtos apropriados (álcool isopropílico, por exemplo).
  • Mantenha as guias sempre lubrificadas com uma fina camada de óleo apropriado. Não utilize óleo em excesso. Ao guardar o paquímetro aplique também uma fina camada de óleo evitando oxidação
  • Antes de realizar medições com o paquímetro tenha certeza as faces de medição estão preservadas. Ao olhar as faces de medição contra a luz não deve haver passagem de claridade
  • Evite choques, impactos e quedas, principalmente nas faces de medição (especialmente nos modelos com faces em metal duro, pois o metal duro é extremamente resistente ao desgaste, porém é muito frágil a quebra). Não utilize as faces de medição do paquímetro para outros fins que não sejam suas medições.
  • Evite o uso do paquímetro sob a luz direta do sol. Não guarde o paquímetro em locais de temperaturas extremamente quentes ou frias.

 

Aqui na Côvado Medições, Acesse já e confira a nossa Lista de Oferta que temos para você.

Se ficou com alguma Dúvida entre em contato conosco através do chat ou no WhatsApp clicando aqui.

Côvado Medições agradece a sua visita!

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

COVADO COMERCIO DE FERRAMENTAS LTDA - CNPJ: 45.951.497/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade